• RADAR

'Humor' advindo do 'blackface' pode ser tudo, menos inocente

O "humor" advindo dessa prática pode ser tudo, menos inocente: ao distorcer características físicas e culturais de origem africana, o 'blackface' normaliza e torna 'natural' um tipo de imagem e de imaginação sobre pessoas negras que integram uma longa tradição colonial de desumanização, reduzindo-as a tipos, personagens genéricos, fantasias a serem vestidas. Ao passo que reforça, por contraste relacional, um imaginário social do branco como superior, cultivado e universal".

Hélio Menezes, set/2019.


O antropólogo e crítico de arte Hélio Menezes escreveu, a pedido do Jornal Folha de S.Paulo, artigo de opinião na qual argumenta que o gesto racista do primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, é condenável, trazendo à luz a discussão sobre o 'humor' advindo da prática do 'blackface'.


O assunto voltou a ser tema de discussão internacional, após a divulgação de fotografias do primeiro-ministro com o rosto pintado de preto.

Foto do premiê canadense, em 2001, onde aparece com o rosto pintado de marrom. (Reprodução Folha de S.Paulo)

Leia artigo completo

https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2019/09/humor-advindo-do-blackface-praticado-por-trudeau-pode-ser-tudo-menos-inocente.shtml?fbclid=IwAR2DOfQLthBO-BT_S08a1Rgs-OjYeoMxKn7JqaVCZqQmy4B9_ZDwUwtt-fo

1 visualização